Pagamento do Bolsa Família já começou no DF

O pagamento do Bolsa Família no Distrito Federal começou nesta terça-feira (18) e seguirá até o dia 31 de março, beneficiando 170.388 famílias.

O governo federal deu início ao pagamento do Bolsa Família para mais de 170 mil famílias no Distrito Federal.

Os repasses seguem um cronograma específico, conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) e ocorrem nos últimos 10 dias úteis do mês. Contudo, a única exceção é em dezembro, quando os pagamentos são antecipados.

Mas, para garantir a continuidade do benefício, os participantes precisam cumprir algumas exigências. Por exemplo: manter as crianças e adolescentes na escola, atualizar a carteira de vacinação e realizar o acompanhamento pré-natal no caso de gestantes.

Calendário de pagamentos do Bolsa Família em março

Os depósitos do Bolsa Família ocorrem de forma escalonada. Veja as datas de pagamento para março de 2025:

  • NIS final 1 – 18 de março
  • NIS final 2 – 19 de março
  • NIS final 3 – 20 de março
  • NIS final 4 – 21 de março
  • NIS final 5 – 24 de março
  • NIS final 6 – 25 de março
  • NIS final 7 – 26 de março
  • NIS final 8 – 27 de março
  • NIS final 9 – 28 de março
  • NIS final 0 – 31 de março

Os beneficiários podem consultar a data exata do pagamento no aplicativo Caixa Tem, no site da Caixa Econômica Federal ou pelo telefone da central de atendimento do Bolsa Família.

Quem tem direito ao Bolsa Família?

Para ser contemplada pelo programa, a família precisa comprovar renda per capita de até R$ 218,00 por mês.

Portanto, deve-se dividir a soma de todos os rendimentos familiares pelo número de integrantes e o resultado não pode ultrapassar esse valor.

Além do critério de renda, os beneficiários devem cumprir algumas exigências do governo, como:

  • Manter as crianças e adolescentes matriculados na escola e com frequência mínima exigida;
  • Atualizar a carteira de vacinação de todos os membros da família;
  • No caso de gestantes, realizar o acompanhamento pré-natal regularmente.

Essas condições visam garantir que as famílias não apenas recebam o auxílio financeiro, mas também tenham acesso à educação e saúde, promovendo maior inclusão social.

Como se cadastrar para receber o benefício?

Para ingressar no programa, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), ferramenta do governo federal que reúne informações sobre cidadãos de baixa renda.

O cadastramento pode ser feito nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. É necessário apresentar documentos como CPF, título de eleitor e comprovante de residência, bem como informações sobre todos os membros da família.

Mas vale lembrar que estar no CadÚnico não garante automaticamente o recebimento do Bolsa Família. Além disso, a inscrição no programa depende da análise do governo, que avalia a renda e a situação social da família.

Como sacar o benefício?

Os beneficiários do Bolsa Família podem movimentar os valores de diversas formas:

  • Pelo aplicativo Caixa Tem, que permite transferências, pagamentos, assim como compras via QR Code;
  • Saque nos terminais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, utilizando o cartão do Bolsa Família ou gerando um código no aplicativo Caixa Tem;
  • Compras em estabelecimentos comerciais, utilizando a função débito do cartão do benefício.

Além disso, é possível acompanhar o pagamento pelo site da Caixa Econômica Federal. Assim, os beneficiários quando e como receberão o valor.

Bolsa Família: garanta seu benefício com segurança

O Bolsa Família é um dos principais programas sociais do país, auxiliando milhões de famílias em situação de vulnerabilidade.

Os beneficiários devem ficar atentos às datas de repasse, cumprir as exigências do programa, assim como utilizar os canais oficiais para evitar fraudes.

A recomendação do governo é que os beneficiários não cliquem em links desconhecidos e não compartilhem dados pessoais em mensagens de texto, WhatsApp ou redes sociais.

Enfim, se você tem direito ao Bolsa Família e ainda não está cadastrado, procure um CRAS e realize sua inscrição no CadÚnico para garantir o auxílio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima